Produção, roteiro e apresentação de Jessica Almeida e Vinicius Luiz. Montagem e edição de Jessica Almeida. Apoio: Instituto Serrapilheira.
Carijós, Tupinambás, Tupis, Goitacazes, Timbiras. O centro de Belo Horizonte carrega ruas com nomes das etnias indígenas que habitam esta terra muito antes da invasão dos portugueses. O que a escolha desses nomes tem a ver com a forma como os povos originários foram tratados ao longo da história?
Vem aí Ressurgências, a nova temporada de Pelo Avesso. Histórias para além da invasão portuguesa em 1500.
A partir do dia 12 março, toda quarta, no seu tocador de podcast preferido.
Na nova temporada, Ressurgências, que estreia em 12 de março, o podcast Pelo Avesso revira histórias do Brasil antes que essa terra recebesse esse nome. Considerando que o território já abrigava milhões de pessoas, divididas em povos distintos, com modos de vida, organização, idiomas e outros traços específicos, vamos procurar lá atrás o que se foi, o que assumiu outras formas e o que permanece até hoje.
Por se tratarem de povos de cultura oral, dizimados e aculturados ao longo dos séculos, vamos recompor o Brasil pré-colonial examinando o que dizem as cavernas, os sambaquis, a terra preta e outros vestígios. Buscamos pesquisas das ciências naturais, arqueologia, antropologia, linguística etc., além de recorrer aos dados da tradição oral dos povos originários.
Deixe um comentário