Menu
T01 - E04

Eugenia | 4. Em busca do bebê eugênico

bebês
fofura

Créditos

Produção, roteiro e apresentação de Jessica Almeida e Vinicius Luiz. Montagem e edição de Jessica Almeida. Vozes de Danielle Pinto, Tamira Marinho e Thiago Dimmi. Música original de Heberte Almeida e trilhas de Blue Dot Sessions.

Sobre o episódio

A história dos concursos de eugenia, em que bebês eram selecionados pela fofura e pelos antecedentes da família; o lobby para emplacar leis eugênicas na Constituição de 1934; e a tentativa de um grupo de negros dos Estados Unidos de migrar para o interior do Mato Grosso.

Fazer download da transcriçãoDownload

Extras do episódio

PUBLICADO EM: 26 de outubro de 2021

O episódio tem entrevistas com Weber Lopes Góes, Vanderlei Sebastião de Souza, Rita Couto, Pedro Muñoz e André Mota. Weber Lopes Góes é doutorando em História na Universidade Federal do ABC (UFABC) e autor de “Racismo e Eugenia no Pensamento Conservador Brasileiro. A Proposta de Povo em Renato Kehl”(Editora Liber Ars). Vanderlei Sebastião de Souza é professor da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e autor de “Em Busca do Brasil: Edgard Roquette-pinto e o Retrato Antropológico Brasileiro (1905-1935)” (FGV Editora). Rita Couto é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) com a tese “Nos corredores do Pinel: eugenia e psiquiatria”. Pedro Muñoz é professor do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) e autor de “Clínica, laboratório e eugenia: Uma história transnacional das relações Brasil-Alemanha” (Editora Fiocruz). André Mota é professor do departamento de medicina preventiva e coordenador do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP, autor de “Quem é bom já nasce feito: Sanitarismo e eugenia no Brasil” (DP&A Editora).

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo Relacionado

Voltar ao topovoltar ao topo
Grafismo

Assine nossa newsletter e saiba as últimas novidades sobre o podcast Pelo Avesso.

Grafismo