Menu
- E06

Eugenia | 6. Nem tudo acaba no fim

Créditos

Produção, roteiro e apresentação de Jessica Almeida e Vinicius Luiz. Montagem e edição de Jessica Almeida. Música original de Heberte Almeida e trilhas de Blue Dot Sessions.

Sobre o episódio

O “fim” da eugenia e suas heranças: o divórcio da genética; as esterilizações de mulheres pretas e pobres; as permanências do biodeterminismo; as novas caras do ideal de melhoramento humano e o que pode ser feito para evitar novas eugenias — inclusive a de nós mesmos.

Fazer download da transcriçãoDownload

Extras do episódio

PUBLICADO EM: 3 de fevereiro de 2022

O episódio tem entrevistas com Leandro Moreira, Mozart Linhares da Silva, Paula Machado, Pietra Diwan, Vanderlei Sebastião de Souza e Yurij Castelfranchi. Leandro Moreira é professor do departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), “Resgatando a História da Genética no Brasil: A história de cientistas que mudaram o rumo das pesquisas científicas brasileiras” (Editora UFOP), com Cristiane Carvalho Santos e a Paula Arantes Botelho Briglia Habib. Mozart Linhares da Silva é professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul, e coordenador do grupo de pesquisa Identidade e Diferença na Educação e do Observatório de Educação e Biopolítica. É autor de Eugenia, Antropologia Criminal e Prisões no Rio Grande do Sul (Edunisc). Paula Machado é defensora pública no estado de São Paulo e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres. Pietra Diwan é pesquisadora e autora de “Raça Pura: Uma história da eugenia no Brasil e no mundo” (Editora Contexto). Vanderlei Sebastião de Souza é professor da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e autor de “Em Busca do Brasil: Edgard Roquette-pinto e o Retrato Antropológico Brasileiro (1905-1935)” (FGV Editora). Yurij Castelfranchi é professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do “Amerek: curso de especialização em comunicação da ciência”, da mesma universidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo Relacionado

Voltar ao topovoltar ao topo
Grafismo

Assine nossa newsletter e saiba as últimas novidades sobre o podcast Pelo Avesso.

Grafismo