Menu
- E07

Eugenia | 7. Casos de família, parte 2

Créditos

Produção, roteiro e apresentação de Jessica Almeida e Vinicius Luiz. Montagem e edição de Jessica Almeida. Música original de Heberte Almeida e trilhas de Blue Dot Sessions.

Sobre o episódio

Duas irmãs iguais, mas de cores diferentes; uma cientista pioneira na desconstrução do mito da democracia racial; e a educação como mecanismo transformador das desigualdades raciais no Brasil.

Fazer download da transcriçãoDownload

Extras do episódio

PUBLICADO EM: 3 de fevereiro de 2022

O episódio tem entrevistas com Daniel Munduruku, Janaína Damaceno, Mozart Linhares da Silva e Rodrigo Ednilson. Daniel Munduruku é escritor, vencedor do Prêmio Jabuti e autor, entre outros, de “Como surgiu: mitos indígenas brasileiros” (Callis) e “As serpentes que roubaram a noite e outros mitos” (Editora Peirópolis). Janaína Damaceno é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado em antropologia pela USP. Sua tese, “Os Segredos de Virgínia: Estudo de Atitudes Raciais em São Paulo (1945-1955)”, pode ser acessada aqui. Mozart Linhares da Silva é professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul, coordenador do grupo de pesquisa Identidade e Diferença na Educação e do Observatório de Educação e Biopolítica e autor de Eugenia, Antropologia Criminal e Prisões no Rio Grande do Sul (Edunisc). Rodrigo Ednilson é professor da Faculdade de Educação da UFMG e presidente da Comissão de Ação Afirmativa e Inclusão da universidade. Autor de “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?” (Autêntica).

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo Relacionado

Voltar ao topovoltar ao topo
Grafismo

Assine nossa newsletter e saiba as últimas novidades sobre o podcast Pelo Avesso.

Grafismo