Menu
- E05

Eugenia | 5. Lima Barreto, Juliano Moreira e Roquette-Pinto

Créditos

Produção, roteiro e apresentação de Jessica Almeida e Vinicius Luiz. Montagem e edição de Jessica Almeida. Voz de Gabriela Luque. Música original de Heberte Almeida e trilhas de Blue Dot Sessions.

Sobre o episódio

O escritor que se levantou contra o racismo científico, o psiquiatra que provou que as teorias do determinismo racial estavam erradas e o eugenista que não acreditava em diferença entre as raças.

Fazer download da transcriçãoDownload

Extras do episódio

PUBLICADO EM: 3 de fevereiro de 2022

O episódio tem entrevistas com Hilton Cobra, Lilia Schwarcz, Ynaê Lopes dos Santos e Vanderlei Sebastião de Souza. Hilton Cobra é ator e ex-presidente da Fundação Palmares. Ele dá vida à Lima Barreto na peça “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”, que teve trechos utilizados no programa. Lilia Schwarcz é professora da Universidade de Princeton (EUA) e da Universidade de São Paulo (USP) e autora de “Lima Barreto – Triste Visionário” (Companhia das Letras).  Ynaê Lopes dos Santos é professora de história da Universidade Federal Fluminense, especialista em história da escravidão e das relações etnicorraciais nas Américas e autora do livro “Juliano Moreira – O Médico Negro na fundação da Psiquiatria Brasileira” (Eduff).Vanderlei Sebastião de Souza é professor da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e autor de “Em Busca do Brasil: Edgard Roquette-pinto e o Retrato Antropológico Brasileiro (1905-1935)” (FGV Editora).

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo Relacionado

Voltar ao topovoltar ao topo
Grafismo

Assine nossa newsletter e saiba as últimas novidades sobre o podcast Pelo Avesso.

Grafismo