Produção, roteiro e apresentação de Jessica Almeida e Vinicius Luiz. Montagem e edição de Jessica Almeida. Música original de Heberte Almeida e trilhas de Blue Dot Sessions.
Duas irmãs iguais, mas de cores diferentes; uma cientista pioneira na desconstrução do mito da democracia racial; e a educação como mecanismo transformador das desigualdades raciais no Brasil.
O episódio tem entrevistas com Daniel Munduruku, Janaína Damaceno, Mozart Linhares da Silva e Rodrigo Ednilson. Daniel Munduruku é escritor, vencedor do Prêmio Jabuti e autor, entre outros, de “Como surgiu: mitos indígenas brasileiros” (Callis) e “As serpentes que roubaram a noite e outros mitos” (Editora Peirópolis). Janaína Damaceno é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado em antropologia pela USP. Sua tese, “Os Segredos de Virgínia: Estudo de Atitudes Raciais em São Paulo (1945-1955)”, pode ser acessada aqui. Mozart Linhares da Silva é professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul, coordenador do grupo de pesquisa Identidade e Diferença na Educação e do Observatório de Educação e Biopolítica e autor de Eugenia, Antropologia Criminal e Prisões no Rio Grande do Sul (Edunisc). Rodrigo Ednilson é professor da Faculdade de Educação da UFMG e presidente da Comissão de Ação Afirmativa e Inclusão da universidade. Autor de “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?” (Autêntica).
Deixe um comentário