T

01

- E

03

Eugenia | 3. Vovô era eugenista

Créditos

Produção, roteiro e apresentação de Jessica Almeida e Vinicius Luiz. Montagem e edição de Jessica Almeida. Voz de Thiago Dimmi. Música original de Heberte Almeida e trilhas de Blue Dot Sessions.

Sobre o episódio

De parasita da terra a empresário: os efeitos do higienismo, do sanitarismo e da eugenia à brasileira num dos personagens mais icônicos de Monteiro Lobato; e a descoberta dos netos do maior eugenista do Brasil, quase 50 anos após sua morte.

extras do episódio

extras do episódio

Escrito por:
O episódio tem entrevistas com Ricardo Augusto dos Santos, André Mota, Weber Lopes Góes, Maria Rita Kehl, José Renato Kehl e Vanderlei Sebastião de Souza. Ricardo Augusto dos Santos é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e autor da tese “Pau que nasce torto, nunca se endireita! E quem é bom, já nasce feito? Esterilização, Saneamento e Educação: uma leitura do Eugenismo em Renato Kehl(1917-1937)”. André Mota é coordenador do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP, autor de “Quem é bom já nasce feito: Sanitarismo e eugenia no Brasil”. Weber Lopes Góes é doutorando na UFABC e autor de “Racismo e Eugenia no Pensamento Conservador Brasileiro. A Proposta de Povo em Renato Kehl”. Maria Rita Kehl é psicanalista e autora de diversas obras, entre elas “Bovarismo Brasileiro”. José Renato Kehl é professor de Arquitetura e autor de “Labirinto”.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Conteúdo relacionado