T

01

- E

01

Eugenia | 1. Casos de família

Créditos

Produção, roteiro e apresentação de Jessica Almeida e Vinicius Luiz. Montagem e edição de Jessica Almeida. Áudios de TV Globo. Vozes de Pedro Alvarenga (Francis Galton) e Pedro Nogueira (Charles Darwin). Música original de Heberte Almeida e trilhas de Blue Dot Sessions.

Sobre o episódio

O impacto da publicação de ‘A Origem das Espécies’ na vida de um primo de Charles Darwin; histórias de um país que institucionalizou profundamente a eugenia e se safou bonito; e o destino inusitado de um dos responsáveis pelos maiores horrores praticados em nome da eugenia.

extras do episódio

extras do episódio

RELATOS DE UM EXPLORADOR INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DA VIAGEM DE FRANCIS GALTON PELO SUDOESTE DA ÁFRICA (1850-1852)

Escrito por:
Fabiana Lopes da Cunha e Leonardo Dallacqua de Carvalho

O episódio tem entrevistas com Vanderlei Sebastião de Souza, Leonardo Dallacqua, Pietra Diwan e Pedro Burini. O Leonardo Dallacqua tem um artigo sobre as viagens do Galton, que você pode acessar aqui. O livro Raça Pura, de Pietra Diwan, está disponível em formatos e-book e físico.

Aqui, você pode ver o vídeo Unheard Voices: Haunted Files Special Performance (com legendas em inglês) da exposição Haunted Files: The Eugenics Record Office.

Mais sobre a história de Francis Galton e sobre o caso Buck vs. Bell no episódio Unfit da série G, do podcast Radiolab. O caso Buck vs. Bell também é retratado no episódio The Crime of Refusing Vaccination, do podcast The Experiment.

A passagem de Josef Mengele na América do Sul é contada no documentário Eldorado: Mengele vivo ou morto?, disponível no Prime Video.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Conteúdo relacionado